CRO-AM e Polícia Civil estudam parceria no combate aos falsos dentistas

O Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM) se reuniu, nesta terça-feira, dia 24, com a Polícia Civil do Amazonas, para viabilizar a assinatura de um Termo de Cooperação buscando estratégias de investigação  nos crimes envolvendo a atuação na Odontologia, dentre eles o exercício ilegal da profissão.

A reunião ocorreu na sede da Delegacia-Geral no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, com a presença do presidente do CRO-AM, João Franco, a conselheira Cleice Rock, e a assessora jurídica do conselho, Alessandra Pacheco, e da Delegada do Departamento de Planejamento da Polícia Civil, Lia Gazineu.

dentistas

De acordo com o João Franco, desde o ano passado, o conselho tem intensificado a fiscalização e o flagrante aos falsos profissionais. “Conforme foi amplamente divulgado pela mídia, o CRO realizou diversos flagrantes de falsos profissionais que estavam atuando e colocando em risco a vida da população. Neste sentido apesar de termos o apoio  de órgãos como a Polícia Militar e Polícia Civil,  é necessário uma antecipação de ações para que se consiga coibir os crimes, evitando assim a reiteração das condutas”, destacou.

Durante a reunião, ficou definido que a Polícia Civil dará apoio ao CRO-AM e será estabelecido alguns procedimentos para facilitar a parceria. “Quando o CRO encontra um falso dentista, a Polícia Militar é acionada para levar as pessoas envolvidas à delegacia mais próxima, onde será feita a investigação e o procedimento legal”, explicou Franco.

O presidente destacou que a reunião foi um passo muito importante para traçar metas e firmar estratégias para o combate aos crimes ligados a Odontologia, sejam estes exercício ilegal da profissão,  prestação de serviço em Clínicas Clandestinas, submissão de profissionais a condições trabalhistas indignas e ainda outras irregularidades relacionadas a profissão.

Fiscalização

No ano de 2014, o CRO-AM intensificou o combate aos falsos dentistas por meio de ações do setor de Fiscalização do órgão, que conseguiu flagrar diversas irregularidades que estavam ocorrendo na cidade de Manaus e no interior do Estado.

Dentre os casos está a ocorrência registrada no último dia 19 de dezembro, quando a fiscalização chegou a uma clínica no bairro Mutirão e encontrou o falso dentista Raimundo Alves se identificava como Dr. Guilherme, que estava atendendo pacientes quando os fiscais chegaram ao estabelecimento.

Em outra atuação, no dia 7 de novembro, o CRO-AM flagrou um falso dentista que atuava em um consultório clandestino e também utilizava registro profissional de um cirurgião-dentista já falecido de Minas Gerais. A ação foi realizada após denúncias sobre a prática ilegal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *