Criança que sofreu queda em shopping sai da UTI e pai fala da emoção com o processo de recuperação

O menino P. N. T., 5 anos, internado no Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste – “Joãozinho” –, da rede estadual de saúde, no último dia 14, após sofrer grave queda de uma altura de 15 metros, num shopping da cidade, teve alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, informa que a criança foi transferida para a Enfermaria Cirúrgica, onde continuará sendo acompanhada, inclusive para tratamento das fraturas que sofreu nos dois braços.

A transferência da criança, da UTI para a enfermaria cirúrgica, no final da manhã desta quinta-feira (24), foi acompanhada pelos pais, que estavam muito emocionados. De acordo com o pai do menino, Ricardo Trevisan, o pior momento já passou, e, agora, cada etapa vencida é uma conquista. “Foi muito emocionante no momento em que ele acordou. No início, ele ficou assustado, porque estávamos com as máscaras da UTI, mas quando tiramos e ele nos reconheceu, foi uma grande vitória. Agora, com a alta da UTI, só temos a comemorar”, disse o pai, emocionado.

A família, que é de São Paulo, ainda não sabe se retornará para a cidade, após a alta hospitalar. Segundo Trevisan, vai depender da orientação do ortopedista. “Fomos muito bem atendidos aqui no hospital, todo o apoio, atenção e cuidados que meu filho teve, não sei se teria em outro lugar. Comentei isso com meu cunhado essa semana. Não sei se fosse em São Paulo se meu filho sairia dessa vivo”, comemorou Ricardo.

A diretora da unidade hospitalar, Uildeia Galvão, disse que durante todo o período de internação no hospital, os familiares estão recebendo apoio psicológico da equipe da unidade.

A gerente técnica do Pronto-Socorro Joãozinho, médica Sônia Almeida, relatou que a criança chegou à unidade com traumatismo craniano, fratura nos membros superiores, ruptura de vísceras, com baço e fígado dilacerados, trauma torácico e hemorragia intensa. “Os primeiros-socorros no local do acidente e o rápido atendimento foram fundamentais para a evolução favorável do quadro e a recuperação alcançada até o momento”, esclareceu Sônia.

O paciente foi mantido sedado e sob forte analgesia, para que pudesse se recuperar do trauma. “O organismo dele sofreu um grande choque e a dor gera em nós um desgaste de energia que não poderia ser desperdiçada nesse momento”, destacou a médica.

O cirurgião Júlio Cezar Queiroz, também integrante da equipe de atendimento à criança, atribui a rápida recuperação do menino ao atendimento e estrutura do hospital. “Contribuiu para a rápida recuperação dele o trabalho multidisciplinar realizado, a equipe de profissionais e a estrutura que temos aqui no Joãzinho”, destacou o médico.

Agora, em acompanhamento na enfermaria, o menino contará com o atendimento da equipe pediátrica, cirúrgica, ortopédica e de fisioterapeutas. “Vamos acompanhar a evolução do paciente para uma possível alta. É preciso que ele passe a se alimentar bem e tenha total recuperação da contusão torácica para não necessitar do cateter nasal para respiração. Até o presente momento, acreditamos que ele não terá nenhuma sequela neurológica, inclusive ele já foi liberado pelo neurologista”, informou Júlio Cezar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *