Criação de rede para defesa dos direitos de adolescentes e jovens da Amazônia será discutida em Manaus

os desafios e problemas que afetam os adolescentes e jovens da Amazônia e os direitos deles na região serão discutidos a partir desta quinta-feira (24), às 14h, em Manaus, no Seminário Regional “Competências para a vida, adolescentes e jovens da Amazônia trilhando caminhos de cidadania”.

O evento, que contará com a participação de mais de 50 adolescentes e jovens dos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, acontece até a próxima sexta-feira (25), no auditório da Inspetoria Laura Vicuña, na Avenida André Araújo, nº 25, no Aleixo, zona Centro-Sul.

Os participantes representam instituições, escolas e movimentos sociais que atuam pelos direitos dos adolescentes e jovens. Um dos principais objetivos deste Seminário é a troca de experiências de boas práticas e a articulação de uma rede de direitos de adolescentes e jovens que vivem na Amazônia.

O Seminário faz parte do Projeto “Kurumim e kunhatai”, uma parceria do Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (IAJA) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),da Organização das Nações Unidas (ONU), para estimular adolescentes e jovens com práticas que viabilizem a permanência em seus espaços, com a afirmação de suas identidades e construção de instrumentos de luta por políticas públicas. As ações buscam emancipar e empoderar os adolescentes e jovens por meio da sensibilização, mobilização e qualificação.

Para Unai Sacona, chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, o encontro servirá para ouvir e discutir temas que falam sobre os direitos de meninos e meninas que vivem na região amazônica. “O encontro é um importante momento de discussão e construção participativo das políticas e programas para adolescentes e jovens, liderados pelos próprios adolescentes”, afirma Unai Sacona.

Segundo Délio Alves, diretor de projeto do IAJA, o seminário é mais uma etapa que se consolida como um instrumento de formação e qualificação de adolescentes e jovens. “O Seminário serve para dar início a mais uma etapa em que os próprios adolescentes e jovens protagonizam nos seus espaços a luta por seus direitos”, diz Délio Alves.

O projeto é realizado nas cidades de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *