Conferência estadual discute desafios e implementação de políticas públicas para as pessoas com deficiências

show_embedded_attach

“Os desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”. É o tema da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Confeam), que começa hoje, em Manaus..

Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amazonas (Conede-AM), a Conferência acontece até o dia 3 de dezembro.

A abertura do evento será às 17h, no auditório da Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, 4.390, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O encontro corresponde a etapa estadual das discussões nacionais. Renomados especialistas no segmento farão palestras a cerca do tema proposto, entre eles o jurista Roberto Wanderley Nogueira, o advogado Neyrimar Furukawa Barreto, o professor Ademir Ramos; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Manaus (CMDPD-Manaus) Ronaldo André Bácry Brasil, e a fisioterapeuta Maria Dias, todos com vasta experiência em políticas públicas voltadas à Pessoa com Deficiência.

Será discutida, ainda, a execução das políticas públicas destinadas ao atendimento das demandas específicas das pessoas com deficiência, a construção de propostas que atendam a nossa realidade amazônica, objetivando o fortalecimento dessas políticas, bem como a participação na etapa nacional. Para legitimar essas demandas, um debate mais amplo foi produzido com as bases municipais, de modo a legitimar a participação popular nas decisões.

O Conede-AM e a Seped, reconhecendo esta necessidade e acatando as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), apoiaram de forma técnica, diversas cidades do Interior do Amazonas na realização em suas etapas municipais, formulando questionamentos e propostas para a etapa estadual, que deverão ser avaliadas e formatadas para a etapa nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *