Composições amazonenses são destaque no Teatro Amazonas nesta terça-feira

‘Ponteio’, de Claudio Santoro, ‘Insônia’, de Átila de Paula, ‘Amazonas’, de César Lima, ‘Sinfonia Amazônica’, de Júlio Hatchwell, ‘Incêndio na Mata’, de Jefferson Nogueira. Essas são algumas das 20 músicas escolhidas para o repertório do concerto ‘Compositores Amazonenses’, da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA). Gratuito, o evento está marcado para as 20h desta terça-feira (29), no Teatro Amazonas.

A apresentação das canções será feita pela Orquestra de Câmara do Amazonas, com regência do maestro e coordenador dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Marcelo de Jesus.

Segundo ele, o repertório será marcado pela diversidade e composto por uma seleção de obras em várias linguagens estéticas. Serão apresentadas obras de compositores iniciantes a profissionais que já têm destaque no cenário artístico regional. Ao todo, serão 20 músicas em, aproximadamente, uma hora de concerto, que terá inspirações românticas, minimalistas, multiestilísticas e clássicas.

“Esse espetáculo é para homenagear os artistas do nosso Estado, no palco do maior símbolo da cultura amazonense. Será uma noite voltada para a arte regional e com composições que representam o Amazonas ao redor do País”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

Os portões do Teatro Amazonas abrirão ao público meia hora antes do início do espetáculo. O concerto é iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da SEC.

Exposição conta história do Teatro Amazonas

Celebrando os 346 anos da cidade de Manaus, durante o mês de outubro, o Manauara Shopping realiza, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio de edital público, uma exposição sobre o principal símbolo da arte e da cultura do Estado, o Teatro Amazonas.

Intitulada ‘Teatro Amazonas – A Glorificação das Artes’, a mostra acontece entre os dias 2 e 31 de outubro, e propõe um passeio pela história do prédio, por meio de imagens, maquete, livros, sons e a reprodução das plantas de construção do monumento.

Na entrada da exposição, um painel traz uma imagem que reproduz a visão que se tem quando está no centro do palco do Teatro Amazonas, fazendo com que o visitante se sinta o artista em pleno espetáculo.

Em um espaço interativo, serão mostradas mais curiosidades sobre a história desse monumento. E, em uma cabine, serão mostradas imagens de Eduardo Ribeiro, ex-governador do Amazonas responsável pela construção do Teatro.

A exposição ficará montada no piso Castanheiras, próximo à entrada pela Avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), com entrada gratuita, no mesmo horário de funcionamento do Manauara Shopping. “Com a exposição, presenteamos o público com um pouco da história da cidade”, afirmou o superintendente do mall, Rodrigo Galo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *