Comitê do MPF vai monitorar queimadas no Amazonas

Órgãos públicos que atuam na área do meio ambiente e organizações da sociedade civil farão parte de um comitê para monitoramento de queimadas.

Nos próximos dias, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) deve encaminhar ofício às instituições para que indiquem representantes para compor o comitê. A medida tem a finalidade de discutir a prevenção e o controle de queimadas no Estado.

O procurador da República, Rafael da Silva Rocha, informou que o MPF também vai solicitar do governo estadual que informe as ações planejadas para 2016 no combate às queimadas.

incendio405

O monitoramento do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM) também é uma das medidas que serão adotadas pelo MPF, que vai solicitar ao governo federal e ao governo do Estado informações sobre a execução do plano, que entrou em vigor em 2004.

Entre 1º de janeiro e esta terça-feira, 13 de outubro, o  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 12.103 focos de queimadas no Amazonas. No mesmo período, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama)  aplicou em torno de 300 multas, no Estado, por fogo irregular. Na Região Metropolitana de Manaus (RMM) foram 20 multas do Ibama  no período, contra 11.355 incêndios, conforme o Inpe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *