Com quase 25 mil doses já aplicadas, Campanha de Multivacinação segue até sexta-feira (30), em Manaus

28/08/13 – Até a última segunda-feira (26), cerca de 24.926 doses de vacina já foram aplicadas, durante as ações da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada no último sábado (24). A informação é da A Secretaria Municipal da Saúde (Semsa).

De acordo com a secretaria, a vacina que está sendo mais utilizada é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, representando 30.9% do total de vacinas já aplicadas, seguida da vacina contra poliomielite (13,2%) e da vacina DTP (12,5%), que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, informa que a Campanha de Vacinação segue até a sexta-feira, dia 30, com postos de vacinação em 161 Unidades de Saúde de Manaus, onde estão sendo disponibilizadas vacinas para 18 tipos de doenças.

Além da tríplice viral, da pólio e da DTP, também estão sendo oferecidas as vacinas BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10V, Menigocócica Conjugada C e Febre Amarela, de acordo com a faixa etária.

Para atualizar a cobertura vacinal no município de Manaus, o Ministério da Saúde disponibilizou um total de 132 mil doses de vacina, complementando o total de doses disponíveis nas Unidades de Saúde, já que são vacinas oferecidas rotineiramente na Rede Municipal de Saúde.

A recomendação é que todos levem o cartão de vacinação até a Unidade de Saúde, inclusive os adultos, para uma avaliação, pelos profissionais de saúde.

Durante a Campanha Nacional de Multivacinação, a Semsa também está aproveitando a presença das crianças para atualizar a administração da suplementação de vitamina A. O público alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

A ação faz parte de programa do Ministério da Saúde direcionado às crianças de todos os municípios do Norte e Nordeste do país, além dos municípios considerados prioritários para o Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O objetivo da ação é, por meio de megadoses de vitamina A, contribuir para a redução da mortalidade infantil, de forma geral, e de casos de diarreia que possam provocar a morte de crianças, além de contribuir para o desenvolvimento e crescimento delas.

Crianças que passam a receber outros alimentos a partir do sexto mês de vida, além do leite materno, precisam de quantidades adequadas da vitamina A, que é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *