Cirurgia cardíaca pediátrica inédita é realizada com sucesso, na rede pública de saúde, no Amazonas

505

A primeira cirurgia cardíaca pediátrica de alta complexidade, da rede pública de saúde do Amazonas foi realizada nesta terça-feira (16), na Fundação do Coração Francisca Mendes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam). “A cirurgia é histórica para a saúde pública do Estado. É, sem dúvida, um salto. A partir de agora, a Fundação passa a ser um centro de referência regional para realização desse tipo de procedimento”, afirmou o secretário estadual da Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho.

De acordo com o secretário, o paciente beneficiado pela cirurgia inédita foi uma criança do sexo masculino, de 12 anos, portadora de uma cardiopatia congênita (doença decorrente de uma má-formação cardíaca durante a gestação), denominada aneurisma fenestado do septo interatrial. Segundo a equipe médica, o procedimento transcorreu dentro do planejado e a criança se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

“Desde o primeiro semestre deste ano, já vínhamos fazendo o atendimento da clientela infantil na Fundação, com a realização de procedimentos percutâneos, um método menos invasivo. Esta cirurgia de hoje, pelo método tradicional, de peito aberto, inaugura a segunda etapa da implantação do Serviço Assistencial de Cardiologia Pediátrica na rede estadual de saúde”, destacou o secretário de Saúde. Duarte frisou que, assim como o primeiro transplante de fígado, realizado no início deste mês na Fundação Hospital Adriano Jorge, também da rede estadual, a cirurgia desta terça-feira é um marco para o Estado. Ele acrescentou que, até então, as cirurgias cardíacas ofertadas pela rede estadual ocorriam por meio da rede de hospitais privados credenciados.

Duarte informou que, já nesta quarta-feira (17), uma segunda cirurgia pediátrica será realizada na instituição. Mais dois procedimentos já estão agendados para a próxima semana. “Iniciamos com oito procedimentos neste mês, passando para 16 no mês de outubro e 20 cirurgias a partir de novembro”, explicou o secretário.

O diretor da Fundação Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, frisa que para a implantação do Serviço Assistencial de Cardiologia Pediátrica da instituição, equipes de profissionais receberam treinamento no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, considerado referência mundial em Cardiologia. Todo o processo de treinamento foi custeado pela Susam, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Projeto dos Hospitais de Excelência e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe multiprofissional, formada por cirurgiões cardíacos, pediatras, intensivistas neonatais, perfusionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos-bioquímicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos, foi toda escolhida por meio de Edital Público, em processo seletivo realizado pela Susam, no início do ano passado.

“O Serviço Assistencial de Cardiologia Pediátrica da Fundação do Coração Francisca Mendes vai contemplar todos os componentes da linha de cuidados cardiopediátricos, incluindo ambulatório, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, cardiologia intervencionista, internações clínicas e cirúrgicas, internação em UTI, entre outros”, diz Pedro Elias. De acordo com o diretor, ainda neste mês, haverá um incremento na agenda de procedimentos cirurgias cardíacas endovasculares (método percuntâneo) pediátricas, com uma jornada de dois dias extras de atendimento, que deve alcançar 12 crianças.

O cirurgião amazonense George Butel chefiou a equipe responsável pela primeira cirurgia pediátrica pelo método convencional, realizada nesta terça-feira, na Fundação do Coração Francisca Mendes. Formando pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Butel fez residência médica na própria Fundação Francisca Mendes e complementou sua formação na Beneficência Portuguesa, de São Paulo.  “A cirurgia foi um sucesso. Após o período de recuperação a criança estará curada do problema congênito que afetava sua saúde. Passará por um período, que deve ser breve, na UTI e logo deve ter alta”, informou Butel.

Cândida Inês Pimental, 40 anos, mãe do menino, recebeu com alívio a notícia do fim da cirurgia e informação de que ela transcorreu bem. “Confiei em Deus e na capacidade do doutor George. Quando recebemos a confirmação do diagnóstico, em São Paulo, os médicos de lá até quiseram operar meu filho. Mas eu preferi que ele fizesse a cirurgia com o doutor George. Era muito importante também pra mim estar perto da minha família, recebendo o apoio que é tão importante nessas horas. Estou mais aliviada agora”, disse Cândida.

INVESTIMENTOS – Em março deste ano, o Governo do Amazonas entregou a obra de expansão da Fundação do Coração Francisca Mendes, que é referência em Cardiologia na rede pública estadual de saúde. Entre obras e equipamentos, foram investidos R$ 45 milhões, incluindo R$ 1,9 milhão de recursos federais. “Foram estes investimentos que permitiram ampliar a oferta de serviços da unidade, que antes atendia apenas ao público adulto”, ressalta o secretário José Duarte. O atendimento infantil era ofertado pela rede pública através de serviços conveniados.

Na área de expansão da unidade hospitalar foi implantada a Enfermaria Pediátrica de 21 leitos e a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com 10 leitos (sendo três neonatais). Um novo e moderníssimo equipamento de Hemodinâmica, com tecnologia 3D – único do porte em funcionamento nas regiões Norte e Nordeste – também foi adquirido para dar suporte ao processo de expansão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *