Censo Previdenciário inicia etapa de atendimento domiciliar

Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus com dificuldades de locomoção, residentes na zona Leste, receberam nesta quarta-feira, 4, a visita da equipe da Manaus Previdência responsável pela realização do censo previdenciário em domicílio. Composta por uma recenseadora e dois coordenadores, a equipe realiza na própria residência do segurado a identificação biométrica (impressão digital), assim como digitaliza os documentos e imprime o protocolo de realização do processo.

A assistente da coordenação, Daianny Diniz, destaca que o serviço é específico aos que têm dificuldades de locomoção ou estão impedidos de comparecer ao polo localizado na Manaus Previdência para atualizar seus dados cadastrais. “A Manaus Previdência já oferece esse serviço no recadastramento, que é realizado anualmente pelo órgão. Este ano, devido ao censo, a equipe é outra e também há mais equipamentos necessários para realizar o processo, como scanners e fotocopiadora”.

Segundo Daianny, o serviço também está disponível ao segurado ativo que também apresentar impossibilidade de comparecer a um dos polos para realizar o censo. Para isso, o servidor ou um dos seus familiares deve entrar em contato com a previdência municipal, pelo telefone (92) 3186-8000, de 8h às 17h, e agendar dia e hora do atendimento. “Mas esse procedimento deve acontecer o mais rápido possível, pois as equipes e os dias de visita já estão agendados, separados por zonas, para otimizar o atendimento”, destaca a assistente, acrescentando que 118 pessoas estão agendadas para realizar o censo em domicílio.

04-05-16-Censo Previdenciário-Ildelfonso Souza - A. Mendes -Foto-Ass(39)ok

Visita

Na zona Leste, seis segurados receberam a equipe do censo previdenciário. A primeira visita aconteceu no bairro Puraquequara, na residência da auxiliar de enfermagem Ednelza Galvão Correa, 57. Amputada há pouco mais de dois meses de mãos e pernas, devido a uma meningite, Ednelza contou com o auxílio dos filhos para participar do processo. O filho, também funcionário municipal, realizou o censo e informou à família que a mãe também deveria participar, o que só foi possível agora, pois Ednelza ficou dois meses e nove dias no hospital, sendo um mês somente na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), lutando pela vida. O quadro, apesar de gravíssimo, foi revertido e mesmo com sequelas, a auxiliar agradece por ter sobrevivido e ter conseguido manter seus dados atualizados junto a prefeitura. “O momento é muito difícil e serviços como esse aliviam a nossa carga”, afirmou.

Outros segurados que receberam a visita do censo foram os vizinhos João Edival Costa, 74, e Dimas Ferreira Souza, 77, ambos moradores da Colônia Antônio Aleixo. Com sérias dificuldades para se locomover, João e Dimas sempre realizaram a atualização do cadastro previdenciário em casa. “Não consigo enxergar direito, mas quero que a foto fique boa”, disse Dimas, em tom de brincadeira, durante a captação da imagem para o cadastro.

Também moradores da Colônia, Maria Ferreira Lopes, 77, e Walfredo Silva, 81, receberam a equipe nesta quarta-feira. Ele, aposentado desde 1995, realizava o recadastramento na sede da previdência até o ano passado. Entretanto, com a perda de um dos membros inferiores, teve que solicitar a visita da equipe este ano. “Minha filha me ajuda muito e pedi que providenciasse todos os documentos para o censo ser realizado como deve ser”, declarou.

Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ex-servidor da Secretaria de Infraestrutura, Ildelfonso Ferreira de Souza, 66, tem dificuldades para andar. Para ter acesso à residência, no bairro Armando Mendes, precisa enfrentar uma escada íngreme. “É muito difícil sair com ele. Por isso, solicitei a visita domiciliar em janeiro, quando fui realizar o recadastramento anual e me avisaram que este ano o recadastramento seria substituído pelo censo”, explicou Silmara Ferreira, 27, filha de Ildelfonso e a responsável pelo servidor. “Graças a Deus saiu tudo como planejado e ele está com o cadastro em dias”, diz Silmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *