Candidato de Arthur (PSDB) é eleito para a presidência da CMM

CMM

Os vereadores da capital elegeram, nesta quarta-feira (170, o líder do refeito, Wilker Barreto (PDS), para a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O humanista vai comandar a Casa Legislativa no biênio 2015/2016.

Cinco candidatos concorreram ao posto: o próprio Wilker Barreto, Marcelo Serafim (PSB), Bibiano Garcia (PT), Marcel Alexandre (PMDB) e Fabrício Lima (PS). Antes da escolha, cada candidato teve cinco minutos na tribuna, para expor as propostas.

Durante os pronunciamentos, os vereadores Fabrício Lima e Marcelo Serafim afirmaram que a decisão de escolher o líder do prefeito como novo presidente da Câmara estava sendo imposta pela base aliada, sem nenhuma discussão.

Após os pronunciamentos, os vereadores iniciaram a votação que elegeu Barreto com 35 votos a favor e apenas seis contrários.

Na entrevista coletiva, o novo presidente rebateu as críticas de que a escolha do nome teria sido imposta pelo prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB).

Wilker Barreto disse que pretende fazer uma administração democrática, privilegiando os colegas parlamentares e promovendo a aproximação da Casa Legislativa com a comunidade. Afirmou, ainda, que pretende implantar a TV aberta da Câmara Municipal.

O atual presidente da CMM, que sai para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, vereador Bosco Saraiva (PSDB), disse que deixa o cargo com o sentimento de dever cumprido.

Além de Wilker Barreto, comporão a nova mesa diretora da CMM Hiram Nicolau (PSD), como vice presidente; Felipe Souza (PTN), como segundo vice presidente, e Amauri Colares (PROS), como terceiro vice presidente. A vereadora Glória Carratte (PSD) foi escolhida como secretária geral da Mesa. O vereador Isaac Tayah (PSD) será o primeiro secretário; Reizo Castelo Branco (PTB), o segundo secretário, e o terceiro secretário, a partir de 2015, será o vereador Francisco Jornada (PDT). Jairo da Vical (PROS), foi eleito novo Ouvidor e Doutor Alonso Oliveira (PTC) assume a corregedoria, no próximo biênio.

O novo presidente da Câmara Municipal de Manaus tem orçamento estimado de R$ 126 milhões para o custeio das atividades legislativas, em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *