Cânceres de mama e de colo de útero atingirão mil mulheres do Amazonas, ainda este ano, alerta “Outubro Rosa”

Índice

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) ainda deve detectar, este ano, cerca de 600 novos casos de câncer de colo de útero e 400 novos casos de câncer de mama.

A informação, com base em estatísticas da fundação, foi confirmada, nesta segunda-feira (29), pela presidente da Organização Não Governamental (ONG) Liga Feminina de Combate ao Câncer, e coordenadora do evento Outubro Rosa, em Manaus, Marília Muniz.

De acordo com Marília, do universo de mulheres e que busca atendimento na FCecon, cerca de 80 % estão com câncer de colo de  útero ou de mama. “A FCecom é o Centro de Referência para essas mulheres, então recebemos pacientes do Acre, Roraima, Rondônia e, cerca de 60% das que chegam à fundação têm diagnóstico de câncer de colo uterino. Somando com mama, chega perto de 80%. São os dois cânceres que mais atingem as mulheres amazonenses.”

A presidente da Liga alertou sobre a importância da informação. “Por isso é que são importantes as informações sobre os exames necessários para detectar e prevenir esses dois tipos de câncer!”

Marília destacou a importância do poder público facilitar o acesso a equipamentos de detecção, como os mamógrafos, que só agora estão chegando ao Interior do Amazonas. “Cada vez que a gente facilitar o acesso dessas mulheres aos mamógrafos – por exemplo, a partir dos 40 anos, que têm direito garantido por lei, pelo menos uma vez por ano – e o Ministério da Saúde rastreia a partir dos 50 anos – então, esse ato de levar os mamógrafos para o Interior facilita muito a detecção precoce do câncer de mama, porque, diferente do câncer de colo de útero, o câncer de mama não é ‘prevenível’, ou seja, temos que detectar precocemente e ter hábitos saudáveis de vida. Por isso, ressaltamos a importância de hábitos saudáveis e quais os fatores de risco do câncer de mama.”

Maria também destacou a importância da capacitação de profissionais da saúde para a detecção do câncer de colo de útero. “A detecção do câncer de colo uterino é por meio do exame preventivo, então, quanto mais nós capacitarmos profissionais e realizarmos esses exames lá mesmo, na comunidade ribeirinha, na tribo indígena, na sede do município, e só mandar o exame para ser lido em Manaus, osso vai facilitar muito a detecção precoce do câncer de colo de útero e, cada vez mais, vamos diminuir a incidência e mortalidade da doença!”

O câncer de mama é o de maior incidência nas mulheres do Amazonas, e Manaus é a campeã em número de casos. A Sociedade Brasileira de Mastologia orienta as mulheres a fazer não apenas o chamado autoexame, mas em caso de dúvida, procurar uma unidade de saúde.

Carca de 2 mil mulheres envolvidas com os movimentos sociais em Manaus estão envolvidas na programação do Outubro Rosa, que, entre outras ações, vai distribuir camisetas sobre a importância da campanha.

Nesta segunda-feira, a partir das 17h30, a Arena da Amazônia Vivaldo Lima e o Centro de Eventos Vasco Vasquez serão iluminados na cor rosa, para lembrar a importância da prevenção e detecção dos cânceres de mama e de colo de útero, entre as mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *