Caminhada em Parintins marca campanha contra Exploração Sexual e Trabalho Forçado de Crianças e Adolescentes

Uma caminhada que sairá às 16h desta quinta-feira, da igreja Nossa Senhora do Carmo, passando pela avenida Amazonas (a principal da cidade) nos dois sentidos, retornando à catedral, marcará o lançamento da a 11ª Campanha de Enfrentamento ao Abuso, Exploração Sexual e o Trabalho Forçado de Crianças e Adolescentes, em Parintins, a 396 quilômetros de Manaus.

A campanha é uma promoção do Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas). A secretária da Seas, Regina Fernandes, lembra que o trabalho vai se estender durante a semana do 49º Festival Folclórico e conta com a parceria das secretarias de Estado da Cultura (SEC), Segurança Pública (SSP), Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ministério Público do Trabalho (MPT), Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Prefeitura de Parintins e bois Garantido e Caprichoso.

Em Manaus, a campanha teve início no dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, e faz parte do compromisso do Governo do Amazonas firmado com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República para reduzir o índice de violência contra crianças e adolescentes no Estado. Neste ano, além de Parintins, a ação vai se estender aos municípios Manacapuru (a 84 quilômetros) e Itacoatiara (265 quilômetros).

Este ano, a caminhada, que terá o apoio de um trio elétrico, contará com a participação das torcidas organizadas do Movimento Amigos do Garantido (MAG), do Movimento Marujada do boi Caprichoso, mototaxistas e ciclistas do grupo Pedala Parintins.

Antes do lançamento da campanha, o Governo do Estado realizou oficinas de alinhamento para combate à violência de direitos, nos dias 23, 24 e 25, das 8h às 16h, no Centro de Convivência do Idoso (rua 24 de Janeiro, bairro Pedro Corrêa). Mais de 300 profissionais, entre servidores da área da Assistência Social do município, policias Civil e Militar, comerciantes, taxistas, mototaxistas e tricicleiros, participaram das atividades de capacitação.

Mobilização em locais públicos – De acordo com Regina Fernandes, neste ano, a mobilização será intensificada nas ruas, avenidas e estabelecimentos comerciais e hoteleiros de Parintins, por conta da Copa de 2014, com abordagens sociais e distribuição de panfletos contendo informações sobre as principais formas de exploração sexual e do trabalho infantil e, também, de como denunciar, por meio do Ligue 100, serviço gratuito da SDH, e o 190 da Polícia Militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *