Black Friday: saiba como evitar fraudes e outros problemas

Nesta sexta-feira (28), será realizada, em todo o Brasil, a Black Friday. A data especial de descontos ocorre no País desde 2010.

O evento acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos Estados Unidos, e marca a promoção em massa dos varejistas do país, que renovam seus estoques para as vendas de fim de ano.

Além dos Estados Unidos, a ação de vendas vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.

Nos últimos dois anos, foram registrados vários casos de fraude nesta data. Em 2013, segundo o Procon de São Paulo, apenas na sua área de atuação, foram registradas 302 reclamações durante e após a Black Friday.

De acordo com o órgão paulista de defesa do consumidor, os principais problemas relatados foram a maquiagem de preço de produtos, dificuldade de acesso à página de compra, mudança de preço dos produtos ao finalizar a compra, publicidade enganosa, não entrega ou demora na entrega de produtos.

Com o objetivo de combater essas práticas, alguns serviços foram disponibilizados na internet para auxiliar o consumidor. Por exemplo, a Câmara Brasileira de Comercio Eletrônico elaborou o Código de Ética para o Black Friday. Esse conjunto de regras é seguido por todas as empresas que participam do evento.

O código de ética não é o único mecanismo de ajuda ao consumidor, confira outros serviços:

Para evitar transtornos, o consumidor deve sempre estar atento ao valor do produto antes da data de descontos, a idoneidade da loja em que está comprando, entre outros aspectos.

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