Autaz Mirim lidera número de mortes no trânsito na cidade de Manaus. Só em 2017 já foram 11

Os números mostram que o trânsito de Manaus é muito perigoso. Em 2016, por exemplo, a capital registrou 605 acidentes envolvendo motos, carros, pedestres e ciclistas, com 19 mortes. Em 2017, já são 11 registros fatais, com mais de 430 acidentes. Os números são do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A Avenida Autaz Mirim, na zona Leste da cidade, é a via que mais registra acidentes na capital. Para combater o problema, o engenheiro de trânsito do Manaustrans, Manoel Reis Junior, disse que a avenida foi escolhida, no cruzamento com a Rua Itaeté, a Rua do Fuxico, para iniciar uma ação integrada do Programa Vida no Trânsito, envolvendo várias secretarias municipais.

“Através desse diagnóstico, a gente elencou as principais vias e o Manaustrans fez intervenções na Autaz Mirim, como substituição de semáforos, colocação de taxas refletivas e toda uma sinalização. Foram, mais ou menos umas 19 faixas de pedestres, com sua revitalização.”

O trabalho faz parte da programação da Prefeitura de Manaus para a Semana Nacional de Trânsito.

Segundo o engenheiro de trânsito do Manaustrans, Manoel Reis Junior, as irregularidades cometidas nessa zona da cidade são várias: vão desde obstrução de calçadas por ambulantes, motociclistas circulando sem capacete, até estacionamento irregular.

“Há uma grande incidência de motociclistas sem capacete, além da questão educacional. A gente tem um trabalho para orientar até mesmo os pedestres a fazer um a travessia segura.”

Para o Tenente Dick Farney, do Batalhão de Trânsito, a região é mesmo complicada. “A região aqui da Autaz Mirim, principalmente o trecho da Rua do Fuxico, tem umas complicações por intervenções nas calçadas, condutores que não respeitam a sinalização. A gente pode analisar como um fator complicador.”

E os números preocupam: em 2015 morreram no trânsito de Manaus, 83 pedestres. Em 2016 o registro foi de 73 mortes. Já motociclistas, morreram 80 em 2015. No ano passado foram 74.

Ação integrada para reduzir acidentes

A programação da Semana Nacional de Trânsito, da Prefeitura de Manaus, concentrou esforços nesta terça-feira (19/9), na  Autaz Mirim. A ação foi realizada por diversas instituições que fazem parte do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, que levaram para a maior avenida da zona Leste as medidas inseridas no Plano Intersetorial da Segurança Viária da capital (PISVM), que inclui o Projeto Vias Seguras com a proposta de tornar essa via segura para todos os usuários.

Entre as medidas do Plano, o Manaustrans revitalizou a sinalização horizontal nas áreas de embarque e desembarque de transporte coletivo e as faixas de pedestres. Houve também o reposicionamento de semáforos para dar mais visibilidade aos condutores.

Segundo o órgão, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) construiu canteiro central na avenida, proporcionando maior segurança na travessia de pedestres e na circulação de veículos. A Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) orientou ambulantes sobre a ocupação das calçadas e a importância da desobstrução do passeio público.

Além dessas secretarias, também participaram da ação o Instituto de Criminalística da Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU-192), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e Batalhão de Trânsito da Policia Militar (Batram).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *