Sem categoria

Artista cria bonecas fora dos padrões para ajudar mulheres a se sentirem representadas

Há beleza em todas as pessoas. Essa é a máxima que moveu a americana Crystal Kay a largar sua carreira como manicure em um salão no estado do Missouri, nos Estados Unidos, para criar bonecas personalizadas representando mulheres reais, com suas características e até doenças reais.

A ideia surgiu após Kay se aproximar de sua cultura afrodescendente através da fabricação artesanal de jóias que exaltassem a cultura negra. Apesar do pouco tempo, ela conquistou não somente fãs na internet, mas percebeu na falta de representatividade das bonecas um mercado em potencial para criar seu próprio negócio mostrando que todas as mulheres são belas.

Ela já vendeu mais de 100 bonecas nos Estados Unidos e diversos países. Cada boneca é vendida a um valor médio de 125 dólares (aproximadamente R$ 405).

negra bonecas africanas 117 000x800
KAYCUSTOMS

Bonecas representam mulheres reais

Kay conta que sentiu uma lacuna ao não encontrar bonecas que representassem mulheres negras, como ela. Se achar bonecas com pele escura já era um desafio, achar modelos com diferentes condições médicas e de pele, como vitiligo ou albinismo, era impossível.

“Eu me inspiro nas pessoas do meu dia a dia. Vejo que não há bonecas para representá-las e vou lá e crio”, diz ao VIX.

negra boneca artesanal 117 400x800
KAYCUSTOMS

Assim, surgiram bonecas de diversos tipos: negras, com referência africana, com vitiligo, de black power, com sardinhas e outras. Kay faz artesanalmente desde as roupas até os penteados, incluindo a pintura da pele e do rosto.

Embora os diversos penteados sejam muitas vezes a parte mais atraente das bonecas, Kay afirma que pintar o rosto da boneca pode ocupar mais tempo.

bonecas manufaturadas negras 117 000x800

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *