Ar-condicionado de casa ou do carro pode esconder bactéria perigosa; proteja-se

Cinco mil pessoas morrem por ano no Brasil, infectadas pela bactéria legionella, segundo o SUS. Ela se reproduz no filtro úmido do ar condicionado e no umidificador de ar e causa uma doença rara, que geralmente atinge pessoas que já têm o sistema imunológico debilitado. Como os sintomas são os mesmos da pneumonia, o diagnóstico pode ser difícil de reconhecer.

Os cuidados devem ser redobrados na hora de limpar o aparelho de ar-condicionado doméstico. O mesmo vale para o filtro do sistema de refrigeração dos veículos, que deve ser trocado a cada seis meses.

Para limpar o filtro do ar-condicionado de casa, use água e sabão. Busque no manual de instruções referências de como retirá-lo do eletrodoméstico. No entanto, a limpeza interna do aparelho, que quase ninguém realiza, também deve ser lembrada com uma frequência de, pelo menos, uma vez por ano. E, somente uma assistência técnica especializada é capaz de realizá-la com os produtos adequados, higienizando todo o aparelho por dentro.

perigo-bacteria-ar-condicionado-casa-carro

Assim como o ar condicionado dos carros, somente um técnico especializado é capaz de limpar o aparelho doméstico além do filtro, que também é importante

Da mesma forma, com assistência especializada, o filtro do sistema de refrigeração dos veículos, deve ser trocado a cada seis meses para não acumular além de bactérias, outros fungos e microorganismos causadores de alergias e infecções respiratórias.

Em ambientes que tem o ar condicionado central, onde a movimentação de gente é grande, a limpeza das torres de resfriamento deve ser rigorosa. Isso porque o acúmulo de água nas tubulações deste tipo de ar condicionado pode abrigar a legionella, que entra no organismo humano por meio da respiração e chega até o pulmão.

A pessoa acometida pela legionela começa a apresentar sintomas como tosse, que pode ser seca no início, depois com produção de catarro, febre, mal estar, falta de ar, dor no peito. Essa é uma condição grave e de evolução rápida, por isso, mantenha sempre seu aparelhos em perfeitas condições de uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *