Aprenda a receita de um sanduíche vegetariano que vai além do hambúrguer de soja

Nada de carne suculenta. Para os vegetarianos, o suprassumo dos hambúrgueres é à base de soja. Mas o chef Thomaz Leão, do food truck Moonlounge (que fica no hotel JW Marriott, em Copacabana), criou um sanduíche inspirado em uma receita familiar, que, na verdade, satisfaz a todos os públicos. O Super Veggie é recheado com berinjela à parmegiana. Abaixo, você confere o passo a passo, mas quem não quiser ter trabalho pode ir ao truck do hotel, que serve ainda prime rib assado, linguiça artesanal, sanduíche à milanesa e hambúrguer.

Super_Veggie2

Super Veggie

Ingredientes:

6 pedaços de berinjela à parmegiana à milanesa (confira abaixo o passo a passo)

180g de rúcula higienizada

6 unidades de ciabatta

Manteiga

300g queijo coalho, fatiado fino

Modo de preparo:

Frite por imersão em óleo de milho os pedaços já empanados de berinjela à parmegiana. Reserve sob papel toalha. Corte o ciabatta ao meio e passe uma fina camada de manteiga. Em uma frigideira preaquecida, toste o ciabatta até que ele doure. Disponha o queijo coalho sobre a berinjela e leve ao forno preaquecido a 180º até que o queijo derreta (caso prefira, derreta utilizando o micro-ondas).

Montagem: na base do ciabatta, distribua uma generosa quantidade de rúcula, a berinjela com o queijo derretido e finalize com a parte superior do ciabatta. Corte ao meio e, pronto, agora é só se deliciar!

 

Berinjela à milanesa

6 berinjelas grandes fatiadas na vertical com espessura de 10mm

Sal grosso e sal fino

Farinha de trigo

Ovos

Farinha de rosca

 

Modo de preparo:

Em um escorredor de macarrão, posicione as fatias de berinjela lado a lado intercalando as camadas com a mistura de sais em abundância. Reserve por 30 min. Lave as berinjelas com água em abundância para remover todo o sal. Seque as fatias de berinjela. Empane as berinjelas com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Frite por imersão em óleo de milho. Retire do óleo e escorra em papel toalha. Reserve.

 

Berinjela à parmegiana

1 litro de molho bechamel (confira abaixo o passo a passo)

1 litro de molho de tomate

600g de muzzarella fatiada

6 berinjelas à milanesa

200g de queijo parmesão

 

Modo de preparo:

Em um refratário ou assadeira, comece a montagem da berinjela intercalando: molho de tomate, berinjela à milanesa, muçarela, berinjela e molho bechamel. Repita esse processo até chegar a superfície da assadeira finalizando com molho bechamel e o queijo parmesão. Asse em forno preaquecido a 180º por 35 min ou até gratinar. Resfrie. Corte pedaços de 5cm x 15cm. Empane os pedaços seguindo o mesmo procedimento anterior: farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Reserve.

 

Molho Bechamel:

Ingredientes:

1 litro de leite

60g farinha de trigo

60g manteiga sem sal

1 cebola pique (meia cebola, uma folha de louro, 2 dentes de cravo)

Sal

Noz moscada

 

Método de preparo:

Em uma panela infusione o leite com a cebola pique. Reserve. Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga e some a farinha de trigo. Cozinhe até que a mistura esteja homogênea. Incorpore o leite aos poucos com o auxílio de um foet (batedor manual) cuidando para que não formem grumos. Ajuste o tempero com a noz moscada e sal. Coe e reserve.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>