Após morte em Parintins-Am, DVisa vai fiscalizar venda de frutas, nas feiras de Manaus

28/08/13 – A fiscalização sobre a venda de frutas e verduras vai ser intensificada, em bancas, feiras e outros locais de venda, em Manaus.

A decisão acontece após a morte de uma adolescente, em Parintins (a 361 km de Manaus), no início da semana, depois de ela ter comido tucumã, durante o café da manhã. Karine Fonseca, de 18 anos, teria ingerido a fruta, amadurecida com uma susbstância química – o carbureto – que acelera o processo.

Nesta terça-feira (27), a coordenadora da Divisão de Vigilância Sanitária Municipal, enfermeira Juliana Castro, coordenou pessoalmente uma operação de retirada do mercado, tucumã comercializado nas feiras de Parintins.

A morte da adolescente, na ilha acendeu as luzes vermelhas, nos gabinetes das vigilâncias sanitárias do município e do Estado, na capital, onde o tucumã é comercializado sem nenhuma fiscalização, nos inúmeros estabelecimentos que oferecem o tradicional café da manhã regional.

Por aqui, as bancas desse tipo de serviço se multiplicam, sem nenhum controle, pelas ruas da cidade, e sem qualquer fiscalização das autoridades, apesar do DVisa afirmar que faz fiscalizações periódicas, em Manaus.

O tucumã apreendido em Parintins vai ser analisado pelo Laboratório Central do Amazonas (Lacem), da FVS-Am, e também será encaminhado ao laboratório referência nacional em vigilância sanitária – o Instituto Nacional de Qualidade (INCQ), da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *