Após invadir comunidade no AM à procura de comida, onça é morta por caçador e carne é distribuída à população

Após invadir uma comunidade no município de Amaturá, Interior do Amazonas, uma onça pintada foi morta por um caçador que, depois, resolveu distribuir a carne do animal entre os moradores da cidade, na Região do Alto Solimões, a cerca de 909 km de Manaus.

A informação foi confirmada pela Polícia Civil do município. De acordo com os moradores, a onça, que já teria atacado galinhas e cachorros em um sítio, a onça foi morta pelo caçador na última quinta-feira (11), no Ramal do Sabarana, com um tiro de espingarda.

Segundo a polícia, o caçador argumentou que atirou para se proteger e prevenir um possível ataque a pessoas da cidade. Comunitários informaram que a onça teria aparecido durante as comemorações da virada do ano, na região do cemitério.

O homem ainda será ouvido na delegacia de Amaturá em um inquérito policial que deverá investigar as circunstâncias do caso.

A prefeitura do município e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) não confirmam terem tomado conhecimento da ocorrência, já que Amaturá não tem Unidade de Conservação (UC).

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) avisa que matar animais da fauna silvestre sem permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais e pode resultar em detenção de seis meses a um ano e multa.

O Instituto alerta que, nesses casos, o procedimento é solicitar ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar o recolhimento do animal e encaminhá-lo a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

 

Juma

Em 2016, a onça Juma, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), foi abatida com um tiro de pistola no logo após ser exibida na passagem da tocha olímpica por Manaus. Segundo o Comando Militar da Amazônia (CMA), Juma teria escapado de dentro do zoológico e, apesar dos militares, com a ajuda dos veterinários terem tentado capturá-la com o uso de tranquilizantes, ela teria avançado contra um soldado e teve de ser morta.

 

A onça pintada é um símbolo da Região Amazônica e encontra-se em extinção.

(com informações dos portais G1 e Holofote)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *