Após denúncias do CRO-AM, falsos dentistas são detidos, no Centro de Manaus

016208523-EX00

Após denúncia do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM) falsos dentistas são detidos em Manaus. A informação é da assessoria de imprensa da Polícia Civil do Amazonas (PC).

De acordo com o CRO-AM, os falsos dentistas foram flagrados no exercício ilegal da profissão. Eles atuavam em consultórios clandestinos, que funcionavam no Centro da capital.
Os presos estão sendo conduzidos, neste momento, para o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Avenida Lourenço Braga, no Centro, onde prestarão depoimento.

De acordo com a presidente do CR-AM, Vera Louzada, nos últimos dois anos 2012-2013, O Conselho flagrou mais de 600 ilegalidades na capital e no interior. O exercício ilegal da profissão (falsos dentistas) – acadêmicos fazendo atendimentos como dentistas – o que é proibido pela legislação brasileira – além de clínicas e laboratórios sem registros.

A principal ocorrência no Interior do Estado é a atuação de técnicos em prótese dentária como dentistas. Vera Louzada alerta que a prática é algo muito perigoso para a saúde. “Temos vários casos de pessoas que ficaram com graves sequelas após serem submetidas a procedimentos por profissionais sem formação”, disse.

A presidente do CRO-AM alerta, ainda, que somente o cirurgião- dentista é capacitado e autorizado a fazer procedimentos na boca do paciente, garantindo a saúde e o bem-estar dele. “A prática ilegal”, lembra, “pode resultar em complicações graves como a contaminação por doenças: Hepatite, HIV, herpes e infecções bacterianas, ocasionadas pela falta de higiene ou esterilização inadequada de equipamentos entre outros.”

O CRO-AM pede a colaboração da população, no combate aos falsos dentistas, por meio de denúncias, por meio dos telefones 0800 284 1380 e 3131-2200. O exercício ilegal da profissão é crime previsto no Código Penal Brasileiro (CPB).

Um comentário para “Após denúncias do CRO-AM, falsos dentistas são detidos, no Centro de Manaus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *