Amazonas: Hemoam prepara semana do doador para incentivar população a doar sangue

O Hemocentro do Amazonas (Hemoam) precisa de novos doadores de sangue. Para incentivar a doação, a unidade de saúde vai promover no próximo dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Dador de Sangue, uma campanha para que novas pessoas se mobilizem para a ação de solidariedade. O aumento no número de doadores é necessário e fundamental. O Hemocentro do Amazonas é o único na região e abastece toda a rede de saúde do estado.

O diretor técnico do Hemoam, Rodrigo Leitão, faz um apelo à população. “Faço o convite a todas as pessoas, aquelas que nunca doaram e têm a oportunidade de ir a algum hemocentro, para compreender como é feita uma doação, às vezes tirar até algum preconceito que tenha em relação à doação de sangue. E aqueles que já são doadores que continuem fazendo sua contribuição. Se você doou só uma vez, por favor, volte ao hemocentro, porque a gente precisa de você, para que o estoque sempre esteja numa quantidade razoável, a fim de evitar o desabastecimento.”

O técnico químico de petróleo, Richardson Mota, tem 34 anos e é casado há cinco. Ele conta que fez a primeira doação, em 2003, devido ao pedido de um amigo que tinha uma irmã com leucemia. Graças às doações, a moça ficou curada. O técnico ressalta a importância de ser um doador.

“O sangue não pode ser fabricado artificialmente e é insubstituível para o ser humano, que vai estar sempre precisando. Tem sempre muitas pessoas precisando de sangue. E a doação é importante pra salvar vidas.”

Os interessados em participar dessa ação devem pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Apenas uma doação pode salvar até quatro vidas. O Hemocentro do Amazonas está localizado na Avenida Constantino Nery, numero 439, Bairro Chapada. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das sete da manhã às seis da tarde e não fecha para o almoço. Para saber mais sobre como doar, ligue 3655-0100. Repetindo 3655-0100. Para outras informações, acesse o site saude.gov.br/doesangue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *