Amar não dói: psicanalista orienta mulheres a sair de um relacionamento abusivo

O amor dói? “Não pode doer de maneira alguma. Um relacionamento te faz crescer, repensar, evoluir”, diz a psicanalista Mayara Ferreira.

Mayara é fundadora da rede DIVAM, formada por psicólogas e psicanalistas feministas que acolhem e atendem mulheres em situações de abuso e violência. À Marie Claire, Mayara explicou o que é um relacionamento abusivo, como se reconhecer dentro de um e onde procurar ajuda.

“Está estigmatizado que o relacionamento abusivo é quando acontece violência física. Mas não, violência moral, intelectual, emocional, patrimonial, todos podem ser indicativos de uma relação abusiva. É tudo o que cerceia a libertade, subestima o outro e coloca a mulher em uma situação de vulnerabilidade”, pontuou.

A editora-sênior Adriana Ferreira, a psicanalista Mayara Ferreira e a colunista Stephanie Ribeiro (Foto: Cristiane Senna)

#AmarNãoDói

Na semana do Dia dos NamoradosMarie Claire abre uma discussão muito importante: o respeito dentro de um relacionamento. De segunda a sexta-feira, cinco vozes femininas falarão sobre machismo, leis em prol da mulher, abusos e mais. Acompanhe a série de vídeos e veja o que a escritora Ryane Leão, a advogadaMarina Ganzarolli, a psicanalista feminista Mayara Ferreira, a colunista de Marie Claire Barbara Thomaze a atriz Sabrina Petraglia têm a dizer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *