Manaus: alunos da zona Leste terão aulas práticas de educação ambiental

–  (cenário paradisíaco do mirante do CEPEAM: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões – foto: Brasil Soka Gakkai Internacional) – Alunos da Rede Municipal de Ensino já têm a cesso, desde a última sexta-feira (15), ao Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam) – Instituto Soka Gakkai, para orientações sobre meio ambiente, preservação e sustentabilidade, por meio do Projeto Academia Ambiental. O projeto, que funciona na sede do Cepeam, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, é uma parceria da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Cepeam

Na ocasião, aproximadamente, 80 alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Vicente Mendonça Junior, localizada no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte, e participantes do projeto Oca do Conhecimento Ambiental da Semed das unidades Norte, Leste e Puraquequara, visitaram as instalações e receberam orientações sobre meio ambiente, preservação e sustentabilidade.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, Socorro Duarte, a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama e o juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa),  Adalberto Carim, também participaram da visita.

Para Euzeni Trajano, as parcerias beneficiam ainda mais o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

“O nosso objetivo é unir forças em prol das questões ambientais, do exercício da cidadania e trabalhar de fato uma educação mais humana”.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Soka, Edison Akira Sato um dos objetivos do trabalho, é mostrar às crianças que a natureza necessita de cuidado.

“O fundamento do nosso trabalho são as pessoas e nós acreditamos que as crianças são de verdade o futuro de uma nação”.

Os horários das visitações acontecerão no período da manhã, a partir das 8h, e à tarde, a partir das 13h30, com duração de 2 horas. O ônibus irá buscar e deixar os estudantes na escola.

A aluna do 8° ano, Ana Karoline Froes, 12, ficou encantada com o local e disse que a aula prática de cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade envolve muito mais os estudantes.

“Aprender sobre a natureza é muito importante e nesse local é muito válido”. 

O projeto terá duração de um ano, e está previsto para encerrar as atividades em setembro de 2018. Durante este período, a expectativa é de receber, aproximadamente, 1 mil alunos por mês das escolas da zona Leste.

Antes da visitação ao espaço a equipe do Cepeam irá à unidade de ensino para explicar aos alunos como funciona o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *