Alunos com deficiências expressam conhecimentos e emoções em Concurso de Desenhos

Alunos da Educação Especial de 43 escolas municipais participam, durante toda esta sexta-feira, 21/7, do 2° Concurso de Desenhos promovido pela Gerência de Educação Especial (GEE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ação, que acontece no Parque Municipal do Mindu, no Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, é voltada para estudantes com deficiência da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A programação começou ainda pela manhã e se repete a tarde. Os alunos têm 30 minutos para fazer o desenho em tema livre.

A ilustração escolhida em primeiro lugar será utilizada na capa do convite da “Semana da Pessoa com Deficiência”, que acontece de 21 a 28 de agosto, e que será encerrada com o Workshop de Práticas Pedagógicas.

Para a gerente da GEE, Reni Formiga, escolher o desenho de um aluno da Educação Especial é mostrar para a sociedade a capacidade desses estudantes, bem como estimulá-los.

“É importante que o desenho do convite seja elaborado por eles (alunos), que possamos mostrar para a sociedade a capacidade dos nossos alunos e elevar a autoestima dessas crianças”.

Os desenhos são avaliados por três servidoras da Semed. Durante a avaliação, são considerados como critérios: criatividade, imaginação, originalidade, impacto visual e mensagem com pontuação de 0 a 2.

A professora aposentada, Rosiana Paiva, que também trabalhou com  alunos deficientes, avalia o desenho de acordo com a realidade que vive o aluno.

“É necessário levar em consideração a deficiência do aluno e o que ele consegue atingir, por meio do desenho”.

No concurso, todas as modalidades de ensino são classificadas em 1º, 2º e 3º lugar, porém todos os alunos serão premiados com medalhas para incentivar a participação.

Para Nivia Reis, mãe do aluno Williams Reis, de 16 anos, estudante da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, com a síndrome do espectro do autismo e que ganhou em 2º lugar no concurso pela manhã, a atividade é uma forma de valorizar e incentivar a participação das crianças nas ações da escola e da secretaria.

“Ele gosta muito de desenhar e ver meu filho se socializando com outras crianças é um incentivo para mim também”.

Para a professora, Marlene Nogueira, da Escola André Vidal, esse é o momento do aluno mostrar o potencial que tem.

“O desenho é um dos melhores meios de as crianças mostrarem suas habilidades e  potencialidades”.

O objetivo do concurso é fazer com que o aluno expresse suas vivências e conhecimentos adquiridos por meio da elaboração de desenhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *