Alertada por aumento de casos de DST/AIDS em Manaus, Semsa promove abordagem noturna a profissionais do sexo e LGBT’s

maos_hiv

Atentas à possibilidade de aumento dos casos de HIV/AIDS, devido ao período do carnaval, as autoridades da saúde, em todos os níveis, investem em campanhas contra as doenças.

Em Manaus, de acordo com a Semsa, os números são preocupantes. Entre os meses de janeiro e novembro de 2014, foram registrados 1.102 casos de HIV/Aids. Dados relativos ao ano anterior – 2013 – dão conta de que foram diagnosticados 1.092 novos casos. Entre os dados correspondentes aos 11 primeiros meses de 2014, 16 casos foram registrados em crianças. O número é 58,7% maior em relação a 2013. Os jovens aparecem entre a faixa etária com maior incidência.

No Amazonas, de acordo com a Secretaria de Estado da Sáude (Susam), mais de nove mil pessoas infectadas com o vírus HIV recebem tratamento, na rede pública de saúde.

Na noite desta quinta-feira (29), Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros (LGBT) e profissionais do sexo da capital do Estado foram o público-alvo de uma ação educativa da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa).

A data da ação foi escolhida para marcar o Dia da Visibilidade Trans, lembrado ontem, e faz parte da estratégia municipal de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids).

Durante a ação, realizada no bairro de São José Operário, zona Leste, em frente ao Bar Natureza Show Clube,  houve  oferta de teste rápido para HIV e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos femininos e masculinos, além de orientações sobre as formas de prevenção às DST’s.

A programação, desenvolvida em parceria com a Associação Garotos da Noite (AGN), foi executada por profissionais de saúde do município e militantes associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *