Água: Artur quer tarifa social valendo já a partir deste mês, em Manaus

Com informações de Dora Tupinambá

16/01/13 – No que depender do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB), a tarifa social da água começa valer ainda este mês. De acordo com o prefeito, este é um dos assuntos em pauta, na negociação que a prefeitura está fazendo com a concessionária Manaus Ambiental e o Governo do Estado, e que tem como ponto central a transferência do Programa Água para Manaus (Proama) para o poder público municipal e, posteriormente, a concessão em regime de comodato do sistema para a Manaus Ambiental.

“Espero que essa decisão não passe de segunda-feira (21/01). A tarifa passaria de 10 para 15 metros cúbicos. Atingiria muitas famílias. Há um cronograma muito bom para fazermos com que a água chegue à zona Norte e à zona Leste num prazo de tempo não muito longo. “

Segundo o prefeito, as negociações estão bastante adiantadas. Ele disse, ainda, que, um dos pontos divergentes é a redução da tarifa de esgoto.

“Tudo isso está praticamente acertado. O que está inda ‘pegando’, e nós temos feito pé firme na redução do percentual a título de taxa de esgoto, e a empresa resiste aí, não pela taxa de esgoto em si. A empresa entende que essas reivindicações que fazemos significam muita renúncia, e que está em dia com o contrato, mas o contrato não fui eu que fiz. É um contrato muito,flexível a empresa tem de se adequar, porque eu quero todo mundo com água em Manaus, ao fim do meu governo.”

Além do prefeito, quem também está envolvido na questão da tarifa social é o vereador Waldemir José (PT). O parlamentar petista quer alterar o inciso do decreto que estabelece como critério para acesso à tarifa, que o consumidor esteja adimplente com a concessionária Manaus Ambiental.

Os critérios para concessão da tarifa social da água foram estabelecidos por meio do decreto 2.044 de 18 de dezembro do ano passado, pelo então prefeito Amazonino Mendes.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *