Agência bancária é multada em R$ 25 mil, por descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor

A agência do banco Itaú, localizada na rua Silves, bairro Cachoeirinha, na zona Sul de Manaus, foi multada em R$ 25 mil por apresentar diversas irregularidades.

A multa foi resultado de uma fiscalização da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nas agências bancárias do Centro de Manaus, realizada nesta sexta-feira (25), em parceria com o Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon Amazonas) e Delegacia do Consumidor (Decon).

Na agencia multada, não havia um cartaz informando aos consumidores sobre a Lei das Filas. Além disso, a máquina para a retirada de senhas não funcionava e os consumidores eram chamados no “grito”, inclusive idosos, mulheres grávidas e portadores de deficiências.

O comerciante João de Deus (53) disse que se sentiu humilhado, diante do mau atendimento na agência bancária. “O cidadão chega até aqui para receber atendimento e é tratado dessa forma. Eu fico triste porque sei que é obrigação do Banco nos atender bem. Estou há mais de meia hora nessa fila e nós somos chamados dessa forma que vocês estão vendo. O atendente grita e nós nos dirigimos até o caixa porque ninguém aqui tem senha. Nunca tinha passado por isso”, lamentou o comerciante.

Durante a fiscalização, vários caixas da agência estavam sem atendentes e, para tentar amenizar a situação, um dos gerentes permaneceu temporariamente prestando esse tipo de serviço, até o momento em que os fiscais deixaram a agência do Itaú. O banheiro destinado a portadores de deficiências também não funcionava. A agência foi multada em R$ 25 mil.

O chefe da fiscalização da CDC-Aleam, Antomário Monteiro, informou que as blitz vão continuar sendo feitas. Segundo ele, quem não se adequar à lei, vai sofrer punições. “É um absurdo as pessoas chegarem até aqui e serem atendidas dessa forma, com total desrespeito. Por esse motivo, a agência foi multada e terá 10 dias para se defender e se adequar à lei, afirmou Monteiro.

Duas agências do banco Bradesco, na avenida Sete de Setembro e uma terceira agência, também do Bradesco, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, também foram fiscalizadas.

No Bradesco, o problema maior é a falta de biombos (espécie de painéis utilizados em agências para evitar que os clientes sejam observados por outras pessoas, durante as transações bancárias). Segundo o chefe da fiscalização da CDC-Aleam, os biombos já evitaram muitos assaltos em agências bancárias de Manaus, por esse motivo devem ser instalados.

“Esses painéis devem ser colocados para garantir a privacidade e até a segurança dos clientes. Em nenhuma das agências do banco Bradesco onde nós estivemos, havia biombos. Elas foram autuadas e têm um prazo de até 15 dias para se adequarem às normas”, afirmou o fiscal.

Muitos clientes também reclamaram da falta de atendimento em alguns guichês e das filas no Bradesco, entre eles, a funcionária pública Lúcia Coutinho. “Hoje é dia de pagamento de funcionários públicos e nem todos os caixas estão funcionando. Faz muito tempo que estou nessa fila e não consigo ser atendida. Um absurdo!”, lamentou.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam vai continuar fazendo fiscalizações e retornar a esses locais fiscalizados para assegurar que houve adequação às normas estabelecidas por lei. Quem quiser denunciar, basta ligar para o número 3183-4451 ou acessar o email [email protected].

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