Afastamento de professores por doenças ocupacionais é tema de audiência pública na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza, na próxima quinta-feira, dia 27, audiência pública para discutir casos de afastamento de professores e gestores da rede municipal de Educação por doenças ocupacionais.

Segundo dados obtidos pela Comissão de Educação da câmara, no primeiro semestre de 2014, 623 profissionais da educação foram afastados das salas de aula por conta do problema.

Segundo a vereadora professora Therezinha Ruiz, presidente da comissão, o número equivale a 37,83% das licenças encaminhadas a Secretaria Municipal de Educação (Semed). “É um assunto que precisa ser discutido para que possamos verificar quais as doenças que mais estão afetando os professores e ainda ver como está a rede de assistência para eles”, disse.

Therezinha Ruiz destaca que, segundo dados da Semed, as doenças como bursite, tendinite, lombalgia, geradas por Lesões do Esforço Repetitivo (LERs), aparecem em primeiro lugar dos motivos de afastamentos, com 18,82% dos casos.

Já os casos de depressão, síndrome do pânico e nível elevado de estresse equivalem a 15,91% dos afastamentos. “Há ainda uma pequena quantidade de casos envolvendo infecções agudas das vias aéreas e nódulos nas cordas vocais, com 3,10% dos casos”, disse Therezinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *