Adolescentes envolvidos em latrocínio de motorista no bairro Santo Agostinho são apreendidos

Dois adolescentes de 17 anos, apontados como autores do latrocínio do motorista Everaldo do Val de Almeida, ocorrido na madrugada de hoje (21), por volta de meia-noite e trinta, na Avenida Professora Emília Cavalcante, antiga Rio Negro, bairro Santo Agostinho, zona Oeste da cidade, foram apreendidos.

À tarde, os delegados Adriano Felix e Elizabeth de Paula, titulares, respectivamente, da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) e Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), falaram sobre as apreensões, em coletiva de imprensa, realizada no prédio da Derfd.

De acordo com as autoridades policiais, um dos adolescentes foi apreendido pelas equipes da Derfd no Beco Brasil, bairro Santo Agostinho, na casa de um vizinho, escondido dentro de uma cama box. O outro menor infrator foi apreendido na madrugada desta terça-feira, por volta das 3h, por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), em posse de 30 trouxinhas de cocaína e a quantia de R$ 500 em espécie. O adolescente foi conduzido à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) para os procedimentos cabíveis.

“Chegamos a um dos adolescentes após um trabalho investigativo realizado pelas equipes da Derfd, após tomar conhecimento do delito. A partir daí, a equipe da especializada foi até o local onde ele morava e conseguimos encontrá-lo escondido na casa de um vizinho dele. Após a detenção do menor, ele relatou, em Termo de Declaração, quem seria o comparsa dele no latrocínio do motorista. Descobrimos que ele teria sido apreendido na madrugada de hoje por tráfico e estava realizando os trâmites legais na Deaai”, informou Felix.

Conforme o titular da Derfd, Everaldo, que tinha 53 anos, era motorista de micro-ônibus que fazia rota de funcionários de uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM). Na ocasião do delito, a vítima estava indo deixar o último funcionário da rota. No local do fato, um dos adolescentes fez sinal para que o motorista parasse o veículo, porém Everaldo não parou. Em seguida o outro efetuou um disparo de arma de fogo em direção ao micro-ônibus, atingindo o motorista na cabeça. A vítima morreu no local.

“Os dois menores tentaram abordar o micro-ônibus, como o motorista não parou o veículo, um deles acabou atirando contra a vítima, que perdeu o controle do veículo e colidiu com um poste de alta tensão. O adolescente que efetuou o disparo é suspeito de participar de um outro latrocínio ocorrido em 2016, na Avenida Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, zona Oeste, que vitimou o carpinteiro Valdo Line Justine da Silva. Durante a ação, ele estava com outros comparsas, quando entraram em um transporte coletivo da linha 678 e anunciaram o roubo. Após a vítima, que era passageira do ônibus, tentar fugir do local, foi alvejada por arma de fogo. A equipe da Derfd já estava monitorando esse menor infrator há algum tempo”, disse o titular da Derfd.

Adriano Felix informou que, após os disparos, os adolescentes entraram no micro-ônibus e roubaram um funcionário do PIM e, em seguida, empreenderam fuga. “Durante a ação criminosa, os infratores ainda levaram o celular de uma outra vítima que estava no micro-ônibus. Esse celular foi apreendido na casa de um dos infratores e reconhecido pelo dono na especializada. No local, também foi encontrado um cartucho de calibre 36, de fabricação caseira, possivelmente da espingarda utilizada no latrocínio”, disse o titular da Derfd.

Durante a coletiva, a delegada Elizabeth de Paula ressaltou que o adolescente que atirou no motorista tem passagem pela Deaai por tráfico de drogas, lesão corporal, furto e também está envolvido em um latrocínio ocorrido em 2016. O outro menor infrator tem passagem por tráfico drogas. A autoridade policial disse, ainda, que a dupla irá responder por ato infracional análogo ao crime de latrocínio. Ao fim dos procedimentos, os dois adolescentes serão apresentados para a Promotoria de Justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *