Ações de saúde e educação prevenirão violência contra idosos. Dados apontam aumento expressivo da violência contra a pessoa idosa em Manaus.

As ações de saúde e educação nas unidades da rede municipal para levar informações a idosos e familiares sobre os prejuízos causados pela violência e maus tratos na vida da pessoa idosa serão intensificadas pela  Prefeitura de Manaus a partir desta segunda (11/6) até sexta-feira (15/6). As atividades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), coordenadas pelo Núcleo de Saúde do Idoso, fazem parte da programação da Semana de Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa na Atenção Primária.

Dados estatísticos do Sistema de Vigilância apontam para um aumento expressivo nas diversas formas de violência contra a pessoa idosa, e não apenas relacionada à violência física, mas principalmente a negligência e o abuso financeiro.

“Pessoas ou instituições que deveriam proteger, violam seus idosos, negligenciando cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social, tais como privação de medicamentos, alimentação, saúde, higiene pessoal, dentre outros, conforme preconizado no Estatuto do Idoso. E é esse tipo de ocorrência que queremos evitar”, explica o secretário municipal de Saúde, destacando a finalidade da semana.

No Brasil, verifica-se um crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos, e em especial um subgrupo com mais de 80 anos.

No dia 15 de Junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa que foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de sensibilização e de reflexão por parte da sociedade no combate à violência contra idosos e a garantia do envelhecimento de forma saudável e com dignidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *