Ações de cidadania de 2015 do barco do Projeto de Atendimento Itinerante (PAI) começam nesta segunda-feira (25), em Itacoatiara

barco_pai
Com emissão gratuita de documentação básica (Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social) e atendimentos com distribuição de medicamentos, serviços bancários, de atenção à mulher, fotografia, reprografia e plastificação, começam nesta segunda-feira (25), as ações de 2015 do Projeto Pronto Atendimento Itinerante (PAI), da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O primeiro município beneficiado é Itacoatiara, a 265 km de Manaus, ma Região Metropolitana (RMM).

Além disso, o barco PAI será parceiro do projeto Ação Global que será realizado na cidade no dia 30.

O trabalho, que será realizado no navio Zona Franca Verde, se estende no período de 1º a 3 de junho à comunidade São Francisco do Caramuri, próxima da cidade. Na localidade, excepcionalmente, será oferecido o serviço de orientação sobre o acesso aos benefícios da Previdência Social. Mais de 30 servidores da Sejusc e das secretarias de Saúde (Susam), Segurança Pública (SSP), Banco do Brasil e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estão envolvidos no trabalho.

A secretária da Sejusc, Graça Prola, disse que, em 11 anos (2003 a 2014), o projeto PAI realizou mais de 4,2 milhões atendimentos em 56 sedes de municípios e em 340 comunidades rurais e indígenas do Amazonas.

“E todo esse trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente como o maior projeto social em atividade no mundo. É um projeto que leva cidadania em comunidades cujo acesso é apenas pelos rios e seus moradores não tem condições de ir à sede ou mesmo a capital para emitir um documento básico como certidão de nascimento, por exemplo”, informou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *