Mulheres em situação de violência recebem atendimento gratuito, nesta manhã, em Iranduba, em Ação de Itinerante de Cidadania

11041721_978779055466826_1950598598440546950_n
Mulheres em situação de violência doméstica no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), têm acesso, neste sábado (1º/08), a atendimento gratuito, por meio de uma ação de cidadania itinerante da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O atendimento, que está acontecendo desde as 8h, vai até às 15h, na Associação de Moradores da comunidade Portelinha, na estrada Manuel Urbano, km 28, ramal da Serra Alta (praia do Açutuba).

Estão sendo emitidos primeira e segunda vias de documentos básicos (certidão de nascimento, RG, CPF e carteira de trabalho) e serviços de fotografia para documentos e repografia (cópias). “Quem mora no interior tem dificuldades em solicitar esses documentos, até mesmo por causa da falta de informação de como adquirir esses serviços. Por causa disso, muitos adultos não possuem sequer certidão de nascimento e essas ações itinerantes acabam sendo uma oportunidade de se legalizar e torna-se cidadão perante o Estado”, explica a titular da Sejusc, Graça Prola.

Mulheres vítimas de violência têm atendimento psicossocial, orientações jurídicas e encaminhamentos na Unidade Móvel da Mulher do Campo e da Floresta.

A programação oferece, ainda, palestras, rodas de conversa, panfletagem e distribuição de cartilhas informativas sobre a violência doméstica e orientação nutricional.

Atividades extras – Oficinas de artesanato (fuxico e patch aplique), de culinária (biscoitos e doces) e de embelezamento (tranças, maquiagem e corte básico de cabelo) também estão sendo oferecidas na ação, com o apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *