5 carboidratos que é só você comer para inchar imediatamente sua barriga

Alguns carboidratos de cadeia curta têm absorção mais difícil e, por isso, acabam fermentando mais rapidamente dentro do sistema digestivo. Isso aumenta a produção de gases, além de causar inchaço na barriga, cólica e desconforto intestinal.

Eles são conhecidos como oligossacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos fermentáveis e você pode facilmente separá-los em perfis de alimentos bastante conhecidos. Conheça 5 grandes grupos de carboidratos que mais incham.

Carboidratos que aumentam a barriga

1. Grãos: trigo, cevada e centeio

Todos os alimento provenientes dos açúcares e outros subprodutos da fermentação, como a cerveja e o pão, podem favorecer a produção de gases. Quando se consome alimentos muito açucarados, as bactérias da flora intestinal tendem a produzir muitos gases como resultado da fermentação do açúcar.

carboidrato pao integral 0916 400x800

 2. Frutas doces: melancia, pêssego, ameixa, nectarina, caqui, maça, pera, manga, cereja e frutas secas

Por carregarem uma dose superconcentrada de açúcar, elas também aumentam a ação bactérias que naturalmente vivem no cólon.

São elas as responsáveis pelo trabalho de fermentação do açúcar e da fibra que não foi digerida no intestino delgado, ação que acaba produzindo gases. Toda vez que você optar por lanchar frutas doces, como as desidratadas, certifique-se de consumir quantidade de água extra para manter os intestinos em movimento e ajudar a eliminar o inchaço.

3. Hortaliças e leguminosas: feijões, ervilhas, lentilhas, couve-flor, brócolis, couve de bruxelas, repolho, cebola e pimentão

São alimentos muito bons para a saúde e que, por isso, não devem ser evitados, mas sim consumidos em menor quantidade por serem ricos em fibras e aminoácidos com grande poder de fermentação.

 leite lacteos
 4. Laticínios: leite e iogurte

A reação de sensibilidade ocorre quando o seu corpo sente dificuldade para digerir a lactose, o açúcar encontrado na maioria dos produtos à base de leite. Os sintomas da intolerância à lactose incluem diarreia, cólicas e flatulência, mas nem todas as pessoas têm quadros tão agudos. Se você costuma apresentar sensação de abdômen inchado até duas horas após a ingestão de laticínios, a intolerância à lactose pode ser a causa.

5. Adoçantes: mel, xarope de milho, sorbitol e manitol

Alguns substitutos do açúcar, como sorbitol, manitol, o xilitol ou lacitol, são fermentados pelas bactérias no intestino e esse álcool causa muitos gases no estômago e, consequentemente, inchaço.

Ainda que sejam todos carboidratos com grande poder de causar inchaço, é importante seguir consumindo alguns grupos, especialmente as frutas e os legumes, já que eles apresentam outros benefícios e nutrientes essenciais à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *