40ª Expoagro começa hoje e deve comercializar mais de R$ 100 milhões em agronegócios

Em sua 40ª edição, a Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a maior do Norte do País, começa nesta sexta-feira, 6 de dezembro, e a expectativa dos organizadores é reunir cerca de 500 mil pessoas durante os dez dias do evento. A realização da 40ª Expoagro é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), e a entrada é gratuita. Neste ano, a festa será realizada na Pista de Arrancada, no Km 6,5 da Rodovia Manoel Urbano, AM-070, em Iranduba. O local tem capacidade para abrigar shows musicais, stands, 200 vagas de estacionamento, parque de diversões, restaurantes e outros.

Segundo o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, a programação desta edição contempla diversos públicos e deve superar as expectativas em relação à Expoagro do ano passado. “A Expoagro já faz parte do calendário cultural e de negócios do setor primário no Amazonas e, neste ano, a expectativa da festa é maior ainda. A feira é uma excelente oportunidade não só para as pessoas conhecerem a produção agropecuária do Estado, mas também para os produtores apresentarem seu trabalho”, destaca Eron.

Abertura – A solenidade oficial de abertura está marcada para as 18h30, na Arena de Rodeio da Pista de Arrancada. Antes da programação oficial de abertura haverá uma cavalgada e “bicicletada” com saída da Ponte Rio Negro e chegada em frente ao Parque de Exposição, no km 6,5. A cavalgada deve reunir mais de 200 cavaleiros e tem início às 16h. Uma hora depois começa a “bicicletada” com mais de 150 ciclistas. Durante dez dias, o público que visitar a 40ª Expoagro vai poder visitar mais de 42 stands e ter acesso ao espaço de agronegócios onde estarão ofertando maquinários e equipamentos agrícolas.

No período de 9 a 13 de dezembro, acadêmicos e profissionais terão acesso a palestras e minicursos e, no quesito entretenimento, haverá parque de diversão, brinquedos infláveis e, ainda, atrações musicais durante todas as noites, com a presença confirmada dos cantores Daniel, Elymar Santos e Amado Batista.

Atrações culturais – Daniel, Amado Batista e Elymar Santos são as três atrações nacionais já confirmadas que prometem agitar o público que prestigiar a 40ª Expoagro. A expectativa é que mais de dez mil pessoas assistam a cada um dos shows. Elymar Santos é o primeiro entre as atrações nacionais a se apresentar e sobe ao palco no sábado, dia 7, às 23h. Daniel se apresenta no domingo, dia 8, às 23h, e o cantor Amado Batista encerra a 40ª edição da Expoagro no domingo dia 15. Do cenário local, estão no playlist as bandas de forró Xiado da Xinela, Feras do Forró, Gang do Forró, Bagaceiro do Forró, Meu Xodó, Xote com Pimenta, Xotizim e Forró Ideal. No genêro sertanejo, estão os artistas Luiz Eduardo Dornelas, Pedro Guedes, João Vitor e Rodrigo, Kelly e Klinger, Eduardo e Alessandro, Sidney Chenkel, Paulo César e Gustavo, Wagner César e Gustavo e Rodrigo Raniely.

Hipismo – Uma das atrações deste ano é o concurso de hipismo que acontece no domingo (8). Ao todo 45 conjuntos, entre cavalos e cavaleiros vão se apresentar. Durante o concurso, atletas e cavalos realizam provas em duas categorias: 1,10 metros e 90 cm. A primeira será para praticantes adultos com obstáculos ao longo do percurso na altura correspondente a metragem, o mesmo acontece na segunda categoria, destina a crianças.

Leilão – O leilão de ovinos e bovinos de corte e leite também já está garantido, assim como a exposição de animais (bovinos, caprinos, ovinos, equinos, suínos e aves), uma das atrações que já tem público garantido nas edições da Expoagro. O evento também realizará o torneio leiteiro e a prova de três tambores, além da prova de rodeiro que tem início na sexta-feira, 13. No mesmo dia o público vai prestigiar um show pirotécnico na pista de rodeio.

Negócios – Em decreto, o governador do Amazonas, Omar Aziz, garantiu a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para negócios firmados durante a feira. A estimativa da Sepror é movimentar nos dez dias algo em torno de R$ 100 milhões. “Todo equipamento agrícola que estiver exposto dentro da feira, como caminhões, tratores, caçambas, moto niveladora, tudo o que é maquina ligada ao setor primário, assim com a linha de floresta e de agroindústrias terão a isenção de impostos. Isso será um atrativo para os produtores e para os consumidores”, ressalta o secretário.

Tecnologia – Diversas empresas estarão apresentando suas máquinas e equipamentos todos os dias. Se o produtor se interessar por alguma dessas máquinas ou equipamentos para agilizar seu trabalho no campo poderá ir ao escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) na Expoagro, pedir um projeto de financiamento para mecanizar sua produção e negociar com os agentes financeiros da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), Banco do Brasil e Banco da Amazônia a compra de implementos para a mecanização agrícola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *